Resenha

Esse livro do autor George S. Clason já estava na minha lista de livros de educação financeira há muito tempo e acabei adquirindo em uma promoção em loja física (tenho um leitor de livros digitais Kindle e sou adepto da leitura digital pela facilidade de transporte e na maioria das vezes pelo preço reduzido das obras).

A primeira edição do livro foi lançada na década de 1920, e suas histórias são ambientadas em tempos ainda mais remotos (na antiga Babilônia, a cidade mais próspera de seu tempo). O livro contém algumas ideias centrais descritas pelo personagem Arkad (apresentado como o homem mais rico da Babilônia) que são simples e muito efetivas até os dias de hoje, essa foi sem dúvidas a característica que mais me chamou a atenção no livro.

Dentre as ideias centrais, destaco:

1. Comece a fazer o seu dinheiro crescer

A ideia aqui é separar de forma fixa e constante um percentual de seus ganhos, para que ele se acumule e cresça em volume de forma constante com o passar do tempo.

  • É o famoso “Economize x% de seus ganhos”. Sim é uma ideia amplamente divulgada nas literaturas de investimentos, mas que sozinha não mostra o poder através da contextualização com as próximas ideias constantes no livro.

2. Controle seus gastos

O princípio aqui é separar os desejos das necessidades e através de uma avaliação criteriosa do orçamento, manter os gastos necessários para fortalecer o item 1.

  • Hoje em dia conhecemos outras doutrinas relacionadas a essa ideia como por exemplo o Minimalismo, que também destaca que é importante fazer uma reflexão do que realmente é necessário em nossas vidas e reduzir gastos desnecessários.

3. Multiplique seus rendimentos

Nessa ideia o livro mostra ao leitor o caminho da multiplicação dos rendimentos acumulados através dos itens 1. e 2. com histórias da época.

  • Nessa ideia há a contextualização da importância de se aumentar o capital acumulado através da constância de investimentos e contando também com o fator tempo.

4. Proteja seu capital contra a perda

Nessa ideia é descrito o risco que se assume com os investimentos.

  • É mostrada uma ressalva ao item 3. pois é muito importante que você conheça o ramo que esteja investindo ou se vai se aventurar com um sócio, que esse realmente tenha ciência da área de atuação, pois um erro de estratégia pode levar você a perder todo o capital acumulado, em outras palavras avalie muito bem o risco do investimento.

5. Faça do lar um investimento lucrativo

Essa ideia cita a importância de se ter uma casa própria ou financiada visando mais tranquilidade para toda a família.

  • Pode parecer uma ideia ultrapassada, visto que atualmente há uma grande discussão sobre se é mais vantajoso financiar um imóvel ou manter investida a quantia que seria utilizada para se adquirir o imóvel, pagando aluguel e recebendo em paralelo rendimentos do investimento. Existem pontos positivos e negativos de ambas escolhas, que precisam ser avaliados por cada família conforme a realidade atual e anseios futuros.

6. Assegure uma renda para o futuro

Aqui o autor toca na importância de se acumular recursos para o futuro quando a capacidade de se produzir diminui e também em garantir o sustento da família.

  • A estratégia envolve realizar investimentos como descrito no item 3. com a intenção de garantir um futuro mais protegido.

7. Aumente sua capacidade para ganhar

E a última ideia está centrada no desejo de se acumular mais recursos, de se destacar no que faz (sim, em ser o melhor de sua área de atuação), e sempre se atualizar dos assuntos importantes de seu ofício e de outras estratégias que podem lhe beneficiar.

  • Uma sutil mensagem que pode ser resumida como: Seja o melhor, exerça sua profissão da melhor maneira e busque conhecimento para se manter assim!

Gostei da fluidez da leitura com a contextualização do momento histórico dos personagens e texto de fácil assimilação, uma leitura rápida e contagiante, que faz com que as 157 páginas sejam devoradas em poucos dias, recomendo!