AWS

No último dia 23/05 fiz a prova de certificação AWS Soluctions Architect - Associate e alguns dias depois recebi a confirmação da aprovação na certificação!

Sobre a certificação

A estrutura da prova contém perguntas de múltiplas escolhas (1 resposta certa e 3 erradas) e questões de respostas múltiplas (1 ou mais respostas corretas de 5 respostas). Das 65 questões, 15 não impactam na pontuação final e são utilizadas pela AWS para coletar indicadores das provas e dos candidatos. A pontuação para ser aprovado é de 720 pontos, utilizando uma matriz de cálculo que envolvem questões do banco de dados de perguntas, nos níveis fácil, médio e Difícil.

O peso dos domínios segue a classificação abaixo:

  • Design Secure Architectures - 30%
  • Design Resilient Architectures - 26%
  • Design High-Performing Architectures - 24%
  • Design Cost-Optimized Architectures - 20%

Como pode ser observado, os pesos maiores estão em desenhar arquiteturas Seguras(Gerenciamento de acessos, certificados Digitais,…) e Resilientes (Balanceamento de carga, alta disponibilidade,…).

O candidato que conclui os estudos dessa certificação, obtém conhecimento e habilidades em serviços de computação, rede, armazenamento e banco de dados da AWS, nos serviços de segurança e da infraestrutura global da AWS e capacidade de identificar quais serviços da AWS atendem a um determinado requisito técnico e definir requisitos técnicos para um aplicativo baseado na AWS.

Optei por fazer os cursos, simulados, leitura de white papers, consulta do guia oficial do exame e a própria prova no idioma inglês, devido à maioria do material estar disponível nesse idioma, embora a prova e vários cursos estão disponíveis em português atualmente.

Cursos

Fiz o curso (e recomendo): “Ultimate AWS Certified Solutions Architect Associate SAA-C03” (https://www.udemy.com/course/aws-certified-solutions-architect-associate-saa-c03/) do Stéphane Maarek na Udemy, com 27 horas de vídeos e hands-on das tecnologias e sua utilização.

Cursos oficiais da AWS

A AWS oferece ótimos cursos gratuitos pelo site “AWS Skill Builder” (https://skillbuilder.aws/), dentre eles destaco o “Architecting on AWS” e o “Exam Prep: AWS Certified Solutions Architect - Associate (SAA-C03)”. O segundo possui vídeos que orientam sobre os domínios necessários para passar na prova e possui também um simulado com 20 questões que apontam o resultado correto ao responder cada pergunta e que chegam muito próximas das questões apresentadas no exame.

Kanban

Para apoiar no planejamento dos estudos, utilizei o método Kanban, que consiste na utilização de um quadro para a visualização das tarefas que ainda não foram iniciadas (backlog), que estão em andamento (Work In Progress) e que foram finalizadas (done), através da ferramenta gratuita e de código aberto Kanboard (https://kanboard.org/).

Usei um quadro Kanban para criar novas tarefas com os temas que fiquei com dúvida ou que errei nas questões dos simulados, para manter um rastreio do que precisava aprender com mais profundidade, estava aprendendo ou já havia aprendido (e caso ainda estivesse com dúvida, utilizaria o assunto para criar um Flash Card - dica abaixo).

Pomodoro

Para auxiliar no gerenciamento do tempo e evitar procrastinação, utilizei a técnica Pomodoro, que consiste na divisão do fluxo de trabalho (nesse caso os estudos) em 4 ciclos com blocos de concentração intensa (25 minutos) e blocos de descanso (5 minutos). Durante os 25 minutos de concentração focava apenas nos estudos e nos próximos 5 minutos de descanso fazia outras atividades mais leves. Consegui manter um ótimo foco nos estudos, essa técnica nos dias atuais é realmente muito útil.

Loop Habit Tracker (Android)

Loop Habit Tracker

Para auxiliar na persistência necessária para os estudos diários, utilizei o app Loop Habit Tracker (https://loophabits.org/) para Android (disponível na loja oficial), que auxilia à manter hábitos diários através do registro da execução dos estudos com dia e hora marcados, lembretes diários, gráficos e estatísticas de utilização. O resultado alcançado (com a medição dos dias de estudos) e a visualização dessas informações, auxilia à persistir no objetivo.

Flash Cards e mapas de arquitetura

Flashcard

Utilizei bastante a técnica de escrever Flash Cards, que são cartões com textos/figuras curtos, comparando as principais diferenças de um serviço (p.ex. classes de armazenagem no AWS S3 e os diferentes tempos para recuperar as informações). É importante escrever quando se tem dúvida de algum serviço e suas diferentes aplicações, além da apoiar na assimilação do conhecimento.

Mapa
Desenhei bastante mapa de arquitetura após ler o enunciado da questão. Isso ajudou bastante à fazer os mapas mentais e à ganhar mais agilidade nas respostas, com o passar do tempo.

Simulados

Essa é a parte mais importante para avaliar o conhecimento e quais domínios precisam ser aprofundados. Fiz o simulado: “Practice Exams | AWS Certified Solutions Architect Associate” (https://www.udemy.com/course/practice-exams-aws-certified-solutions-architect-associate/) também do Stéphane Maarek na Udemy, com 6 grupos de 65 questões cada.

Essa é sem dúvidas a parte mais importante dos estudos pois comecei à ter uma experiência mais próxima do estilo das questões da prova, aliado ao o recurso de marcar questões para revisão, e voltar nas questões que fiquei com dúvida ou que não consegui eliminar as alternativas incorretas. Além de marcar as questões para revisão no próprio simulado, também anotei em um bloco de nota as questões que simplesmente “chutei”, para revisar posteriormente.

Notas

Esse gráfico mostra as notas obtidas na primeira vez que fiz cada teste do simulado (linha vermelha) e na segunda vez (linha azul), nota-se que há uma evolução no aprendizado.

Reagendamentos

Aproveitei os 2 reagendamentos possíveis para fazer a prova e postergar um pouco mais o dia do exame, para ter mais segurança para seguir com a prova, à partir do momento que já estava acertando 91% das questões (uma boa margem de segurança).

O dia da prova No dia da prova teve um atraso de 25 minutos para iniciar a prova devido à uma quantidade maior de testes em andamento. A prova estava marcada para às 8h00, iniciei às 8h25. Consegui marcar as questões para revisão e terminar de responder todas as questões restando apenas 3 minutos para acabar o tempo, porém não consegui revisar todas as questões marcadas. A duração do teste é de 2 horas e 10 minutos.

O que faria diferente?

Pesquisando mais sobre as opções de simulados existente, descobri no Reddit um site muito bem recomendado TutorialsDojo: (https://portal.tutorialsdojo.com/product/aws-certified-solutions-architect-associate-practice-exams/). Não cheguei à fazer esse simulado mas pelas recomendações na plataforma, faria esse simulado caso não tivesse passado no exame.

Acomodação: Na próxima prova irei solicitar uma acomodação específica para quem não é nativo do idioma que está fazendo a prova, que adiciona 30 minutos ao tempo inicial para concluir o exame.